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  Artigo: Emocione o seu cliente, trate-o pelo nome!  
     

 

Quando você trata o cliente pelo nome, você o coloca no centro das atenções, você está dizendo que ele é importante para você e sua empresa. A primeira palavra que faz a venda decolar é o nome do seu cliente.

 

É UMA TÉCNICA EMOCIONAL PODEROSA!
Tratar o cliente pelo nome não é, em hipótese alguma, uma norma ou um “procedimento engessado” de todo o processo de atendimento. Trata-se de uma técnica emocional poderosa que provoca resultados tremendamente eficazes no mundo dos negócios. 

Quando você incorpora essa técnica emocional ao seu dia a dia, quando você faz disso parte da sua estratégia, a colheita será enorme.

 

Observe o que acabei de afirmar:
É para incorporar ao seu dia a dia, não é para usar essa técnica de forma ocasional.

Tratar o cliente pelo nome deve ser uma regra, não uma exceção!

 

PONHA EMOÇÃO NA NEGOCIAÇÃO!
Tratar o cliente pelo nome é, antes de tudo, pôr emoção na negociação.
Tratar o cliente pelo nome humaniza a relação.
Tratar o cliente pelo nome aproxima pessoas.
Tratar o cliente pelo nome abre o caminho para quem compra e quem vende.
Tratar o cliente pelo nome desarma espíritos.
Tratar o cliente pelo nome fideliza clientes.
Tratar o cliente pelo nome aumenta “milagrosamente” as vendas.
Tratar o cliente pelo nome é incrivelmente bom para os negócios.

 

APENAS 13% DOS CLIENTES SÃO TRATADOS PELO NOME!
Você trata o seu cliente pelo nome? Pasme: No Brasil, 87% das pessoas que lidam com atendimento, nos mais variados segmentos, não tratam os seus clientes pelo nome. Um pouco mais adiante, neste capítulo, comentarei sobre as pesquisas que realizamos que provam essa constatação altamente negativa.

Apenas 13% dos clientes são tratados pelo nome? Faça você mesmo a sua constatação: Aproxime-se um pouco da sua equipe, observe-a atendendo os seus clientes, verifique como o seu pessoal se comporta quanto ao uso dessa técnica. Talvez você se surpreenda! 

 

HUMANIZANDO A RELAÇÃO!
É impossível que exista emoção num relacionamento pessoal ou comercial se o seu próprio nome e o nome do seu interlocutor não estiverem sendo utilizados em intervalos curtos.

 

É impossível humanizar uma relação com o seu cliente sem que ele seja tratado pelo nome.

 

As pessoas que trabalham com vendas e atendimento não têm a menor ideia do quanto perdem em sua carreira profissional, por não tratarem seus clientes pelo nome. 

 

Elas não aprofundam os relacionamentos, elas não formam carteiras de clientes, suas vendas não são realimentadas.

 

Por não tratarem os seus clientes pelo nome, os vendedores são ilustres desconhecidos dos clientes; e os clientes, ilustres desconhecidos dos vendedores. É tudo superficial! 

 

Relacionamento é palavra-chave no mundo dos negócios de hoje. Se você não trata seu cliente pelo nome, não há relacionamento, e, sem relacionamento, não há negócios. É impossível você explorar todo o potencial de compra de um cliente sem tratá-lo pelo nome ao longo de cada negociação

 

 

 
Rogério Caldas é conferencista e consultor de marketing motivacional.
         
 
 

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